REUTILIZAR - RECICLAR - REAPROVEITAR...

Sugestões de materiais confeccionados com materiais reaproveitáveis. Jogos, fantoche, garrafa mensageira, potinho de mensagens, que podem ser utilizados para Dia dos Pais, Dia das Mães, ou lembrancinhas em geral...
 
 



Garrafa PET de refrigenrate Coca-cola (é a única que tem as marcas e formato possível para este tipo de recorte e dobra), os papéis internos são com frases com mesnagens de acordo com o tema proposto (mães, pais, professores, lembrancinha, etc...)



JOGO DE ARGOLAS - Garrafinhas de PET pequenas (de refrigerante ou água), com areia ou líquido colorido (desinfetante, água com corante alimentício), argolas feitas com "fatias" da garrafa PET grande (2 litros) e com plástico liso, abaoloadas com ferro de passar (vira para dentro a beira), e recobertos com fita adesiva colorida. A TAMPA PRECISA SER MUITO BEM VEDADE (fita adesiva transparente ou colorida).



Porta papel higiênico para mesa, confeccionado com garrafa PET de 2 litros. Deve ser retirado o rolo de dentro do papel higiênico para que seja acondiconado na garrafa. Enfeites com fita adesiva colorida, ou adesivos, ou ainda tinta própria para pintura de PET (disponíveis em lojas de artesanato).


JABOLÔ - jogo onde dois jogadores participam, um com cada garrafa (como se fosse um raquete-cesto), a bolinha feita com folhas de jornal ou de revista deve ser encestada. Garrafas PET de 2 litros. Enfeites e cobertura da bilnha feita com fita adesiva colorida.



Brinquedos de flutuação, confeccionados com água, bola de isopor, lantejoulas, gliter, bolinhas de gude. Aas tampas devem ser BEM VEDADAS com fita adesiva transparente ou colorida (passar várias vezes). Podem ser utilizadas garrafas plásticas transparentes de qualquer produto (não tóxico).



Balança para brincar. Confeccionada com cabide de madeira, ganchos com rosca, barbante ou semelhante, metade de duas garrafas PET (para os pratos da balança), garrafinhas PET pequenas de refrigerante ou água ou semelhante para "pesar" contendo diferentes materais: areia, algodão, papel colorido (crepon), etc... Uma criança ou adulto deve segurar o gancho do cabide com um ou dois dedos esticados, e outra coloca as garrafinhas nos "pratos" para verificar a diferença... peso, sobe, desce, materiais, exploração da linguagem matemática.



GARRAFA MENSAGEIRA - garrafinha PET de refrigerante (plástico mais resisitente), retorcida com calor e decorada com cola colorida ou cola gliter, cou cola comum e gliter, etc... Mensagem de acordo com o propósito da lembrança: Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia da Família, etc...
Como retorcer a garrafinha: coloque o cabo de uma colher de pau dentro da garrafa, aproxime do fogo (bico do fogão) sem enconstar, assim que perceber a flexibilidade empurre o bico e o fundo um contra o outro, até que fique do tamanho desejado. O cabo da colher de pau serve para preservar o local reto para colocação da mensagem, amasse ainda com o cabo dentro da garrafa.

 
 
Fantoche confeccionados com caixa de leite. Monstrinhos, mas podem ser animais, pessoas, etc... Use outros materiais como caixas de ovos, lã, lantejoulas, tinta, etc.
 

HINO DO MUNICÍPIO DE VALINHOS - SP

 

Clip do Hino do Município de Valinhos-SP, vídeo em  formato AVI, pode ser projetado em DATASHOW ou gravado e exibido em aparelhos de DVD para os alunos. Para copiar o vídeo do blog ou do site YOUTUBE, use o programa REALPLAYER (disponível gratuitamente no www.baixaki.com.br). O vídeo também pode ser visualizado direto da rede (internet) para as escolas que possuam "acesso disponível".
Abaixo o link para acesso direto do site YOUTUBE: 

http://www.youtube.com/watch?v=QJAK3lv6AQI&feature=youtu.be

VALINHOS - SP - História do Município

História do Município de Valinhos - SP, retirados de sites oficiais da Prefeitura e Câmara Municipal. Simbolos municipais: Bandeira e Brasão. (texto e imagens). O aniversário de Valinhos é comemorado no dia 28 de maio. O santo padroeiro da cidade é São Cristovão, cujo dia 20 de Janeiro, é comemorado com feriado municipal. 







BANDEIRA DE VALINH0S - SP




 BRASÃO DE VALINHOS - SP


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Embora o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) não seja comemorado em todos os municípios do Brasil, creio que a cultura africana seja uma boa forma de trabalhar algumas de nossas raízes culturais. Copie e editei algumas atividades retiradas de sites de amigas blogueiras para compartilhar. As figuras estão duas por página para economizar xerox... Professor pensa muito nisso!!! Mas estão disponíveis também, uma por folha, no link: https://picasaweb.google.com/109315568207141159121/DIADACONSCIENCIANEGRA
 
 




HORTA - PROJETO MEIO AMBIENTE

Compartilhando idéias...
 
 Exposição de encerramentos do Projeto Horta Escolar. Fotos de alguns trabalhos realizados pelos alunos e equipe da Escola Municipal de Educação Básica Vicente José Marchiorri -
Valinhos - SP.





















Fotos: Mônica Valeton

MEIO AMBIENTE - SUSTENTABILIDADE

Fotos da Exposição de encerramento do projeto. Trabalhos realizados na Escola Municipal de Educação Básica Ângela Turcatti - Valinhos - SP. As idéias e trabalhos são sempre bem vindos...
 



Painel confeccionado com sobras de E.V.A. cortado em tiras, enrrolados e colados com colados.







Jogo da memória confeccionado com rótulos de refrigerante.

Jogo Dominó, confeccionado com tampinhas de refrigerante e E.V.A.


Casinha de boneca, pintura com giz de cera e cerca de garrafas pet e liquido colorido para decorar, jardineiras de pneus e materiais reutilizados.





 
fotos: Professora Simone Lemos.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...